Uma perspectiva ampliada de saúde

Neste texto buscamos refletir sobre a relação da ​Cultura de Paz e Não violência ​com o ​Processo de Cuidado em saúde do idoso.

A Organização Mundial da Saúde define saúde como:
“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”

Esta definição coloca em cena uma visão ampliada do processo de cuidado em saúde, uma vez que leva em conta a integralidade do indivíduo e sua relação com o meio ambiente onde está inserido.

Nesta perspectiva o fenômeno da violência, fere diretamente a dignidade e o bem-estar do ser humano, uma vez que traz em sua essência o desrespeito, sofrimentos físicos e emocionais, intolerância e falta de solidariedade.

Em contrapartida, os princípios da Cultura de Paz que evidenciam o respeito à vida, a importância da generosidade, da solidariedade, do ouvir empático e a rejeição a toda forma de violência são importantes para garantir o bem-estar dos indivíduos e uma relação pacifica e harmoniosa com o meio.

Acreditamos que estes princípios são fundamentais nos processos de cuidado em saúde, e mais especificamente no trabalho com o idoso, população mais vulnerável, demandando ações que gerem felicidade, autonomia, participação e respeito prioritariamente.

Compartilhando desta visão, a Instituição Hospedaria Sênior Vitória Residence tem como Missão ​contribuir com a qualidade de vida, saúde e felicidade dos idosos, independente do estado físico ou psíquico, oferecendo serviços de excelência com humanidade, respeito e cortesia.