Ao longo dos anos, o ser humano passa por uma etapa da vida considerada natural, caracterizada por mudanças físicas e morfofuncionais que desencadeiam alterações estruturais e funcionais que atingem o funcionamento de todo o organismo.

Estas mudanças inerentes ao avanço da idade, fazem parte do processo denominado envelhecimento.

Neste contexto, surgem a Presbifagia e Disfagia Orofaringea.

Na Presbifagia ocorre o envelhecimento natural das estruturas que participam do mecanismo de deglutição em razão da degeneração do sistema neuromuscular e modificações morfofisiológicas que ocorrem no sistema estomatognático do indivíduo.

Quando há uma incoordenação das funções de mastigação, deglutição e respiração, desenvolve-se um quadro de disfagia que está relacionado a doenças neurológicas (Acidente Vascular Encefálico-AVE, Traumatismo Crânio Encefálico- TCE, Câncer de Cabeça e Pescoço-CCP e demências) trazendo riscos de aspiração traqueal, fator de risco para pneumonia em idosos, aumentando assim o índice de morte.

Nas instituições de longa permanência é frequente a ocorrência de problemas durante a alimentação dos idosos.

Desta forma, a avaliação fonoaudiológica é de fundamental importância para previnir, diagnosticar e/ou tratar precocemente as alterações de deglutição nesta população.

Aqui no Vitória Residence contamos um profissional fonoaudiólogo que sempre está perto dos idosos para diagnosticar, tratar e prevenir.

Já conhece todos os nossos serviços? Clique abaixo para saber mais sobre a Hospedaria Sênior Vitória Residence em Atibaia!

Texto fonte: Revista CEFAC, consultado em 29 de janeiro de 2019