Uma perspectiva ampliada de saúde
Neste texto buscamos refletir sobre a relação da Cultura de Paz e Não violência com o Processo de Cuidado em saúde do idoso.
A Organização Mundial da Saúde define saúde como:
“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”
Esta definição coloca em cena uma visão ampliada do processo de cuidado em saúde, uma vez que leva em conta a integralidade do indivíduo e sua relação com o meio ambiente onde está inserido.
Nesta perspectiva o fenômeno da violência, fere diretamente a dignidade e o bem-estar do ser humano, uma vez que traz em sua essência o desrespeito, sofrimentos físicos e emocionais, intolerância e falta de solidariedade.
Em contrapartida, os princípios da Cultura de Paz que evidenciam o respeito à vida, a importância da generosidade, da solidariedade, do ouvir empático e a rejeição a toda forma de violência são importantes para garantir o bem-estar dos indivíduos e uma relação pacifica e harmoniosa com o meio.
Acreditamos que estes princípios são fundamentais nos processos de cuidado em saúde, e mais especificamente no trabalho com o idoso, população mais vulnerável, demandando ações que gerem felicidade, autonomia, participação e respeito prioritariamente.
- A importância da hidratação para idosos no período do verão
- Benefícios de uma hospedaria sênior para idosos com alto grau de dependência
- O que fazer quando um familiar idoso não aceita ajuda
- 5 vantagens do day care para idosos
- O que buscar em uma Hospedaria Sênior
Compartilhando desta visão, a Instituição Hospedaria Sênior Vitória Residence tem como Missão contribuir com a qualidade de vida, saúde e felicidade dos idosos, independente do estado físico ou psíquico, oferecendo serviços de excelência com humanidade, respeito e cortesia.