Confira algumas dicas importantes para conversar com seu familiar idoso sobre essa mudança
Quando chega a hora de considerar uma moradia para idosos para um familiar, é natural enfrentar certa apreensão e, até mesmo, resistência. No entanto, conversas desse tipo são cruciais e serão mais produtivas se você estiver preparado.
Dicas para ajudar nessa comunicação
Embora essa fase da vida possa ser repleta de estresse e emoção, especialmente quando se trata desse assunto, algumas dicas podem ajudar a tornar as conversas mais positivas e tranquilas, levando a um lugar de concordância para tomar as melhores decisões.
Conheça algumas delas:
1. Esteja preparado
Faça sua pesquisa. Ao entender exatamente o nível de cuidado que seu familiar pode precisar, sua abordagem à pesquisa pode ser mais eficiente.
Aprenda também a linguagem certa. Moradia independente, moradia assistida, hospedaria sênior e centro dia são serviços diferentes que oferecem diversos níveis de cuidado. Arme-se com esse conhecimento para abordar seu ente querido com confiança.
2. Mostre empatia
Pergunte-se “como eu me sentiria com essa mudança?”. Ao se colocar no lugar de seu familiar, você estará mais preparado para compreender os medos e a apreensão que pode estar enfrentando.
Escolha suas palavras com cuidado. Termos como “moradia assistida” e “comunidade” são menos intimidadores do que “lar de idosos” e “instalação”. Esteja consciente do seu tom. Fale com uma voz calma e agradável para tranquilizar seu ente querido. Tente manter esse tom ao longo da conversa, mesmo que ele fique zangado.
3. Envolva seu familiar no planejamento (se ele quiser)
Evite a mentalidade de “nós contra eles”. Ofereça-se para incluir seu ente querido na pesquisa e leve em consideração sua opinião. Mostre as opções, como funciona cada formato e também o inclua em visitas às comunidades.
Respeite os desejos do seu familiar. Se ele preferir que você cuide do processo, respeite seus desejos e tente tornar a transição o mais tranquila quanto possível.
4. Não passe por esse processo sozinho
Inclua uma terceira parte imparcial. Trazer outra pessoa para a conversa, como um médico ou amigo próximo, pode ajudar a manter a discussão no rumo certo.
Conquiste a cooperação dos membros da família. Tensões familiares podem aumentar o estresse em uma situação já desafiadora. Converse com sua família antes de abordar o próprio idoso e certifique-se de que todos estão na mesma página.
5. Entenda que você pode enfrentar alguma resistência
Não espere chegar a uma decisão final após uma única conversa. A resistência à mudança é normal, por isso, deixe o idoso ponderar a ideia de obter alguma assistência ou mudar.
Transforme isso em uma conversa contínua. Reserve um tempo para revisitar o tópico após sua conversa inicial e continue abordando o assunto com sensibilidade.
Organize-se e tenha conversas produtivas
A coisa mais importante quando chega a hora de uma mudança para uma hospedaria sênior é estar bem preparado para conversar com seu familiar idoso. Esse pode ser um processo desafiador, mas seguindo essas dicas tudo acaba fluindo de forma mais pacífica e tranquila para todos os lados.
Você sabe por que uma hospedaria sênior é a melhor opção para idosos e seus familiares?