O dia Internacional da Saúde Mental é o dia 10 de outubro. É o dia mundial dedicado à educação sobre saúde mental, conscientização e redução do estigma social. Visa tornar as informações mais acessíveis e promover reflexões sobre o olhar para a condição de nossa mente e a importância do cuidado com os aspectos psicológicos.
Quando pensamos na população idosa são muitos os fatores que podem afetar os aspectos emocionais como perdas da capacidade física, redução da autonomia, relações sociais mais distantes e os acometimentos de patologias.
O acúmulo destes fatores pode ir minando a segurança, o equilíbrio emocional e a autoconfiança, propiciando um cenário muito propício a transtornos mentais.
Estejamos, então, atentos aos sinais de manifestação de alterações na saúde mental nas pessoas idosas de nossa convivência como isolamento, choro sem motivo aparente, sono excessivo ou dificultoso, produtividade rebaixada, deixar de fazer coisas que antes agradava e qualquer outra modificação importante no comportamento. Pode ser que esteja iniciando um processo de ansiedade patológica ou estado depressivo.
Por outro lado, é possível usufruir de boas condições emocionais na terceira idade. É importante manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, boa qualidade do sono, exercícios regulares e momentos de paz por meio da meditação. Incluir na vida um bom convívio social, a prática de hobbies e manter alguma atividade produtiva também é muito benéfico.
Nós, enquanto sociedade, podemos investir na saúde mental da pessoa idosa e seu bem-estar, procurando promover um envelhecimento ativo, ou seja, um envelhecimento participativo das questões culturais, civis, espirituais, econômicas e sociais, criando continuamente oportunidades de efetivar essa participação na sociedade, valorizando as relações de solidariedade intergeracional.
A instituição Vitória Residence, tem um olhar humanizado, focado nas potencialidades de seus hospedes, oferecendo um ambiente acolhedor. Semanalmente são realizadas uma série de oficinas e atividades que buscam estimular os idosos de forma integral, levando em conta os aspectos físicos, emocionais e sociais.
Elaine Aparecida Lorenzato
Psicóloga – CRP 06/26352-4