Uma noite de descanso é essencial para uma vida mais leve e saudável, principalmente com o passar dos anos
Após um dos pais se mudar para uma comunidade para idosos, alguns dos filhos adultos frequentemente enfrentam dificuldades para processar a mudança. Isso é especialmente verdade para aqueles que eram cuidadores responsáveis por seus entes queridos. Descobrir qual será o seu novo papel na vida deles pode não ser um processo que acontece muito rapidamente.
Além dos sentimentos de incerteza, estão as emoções difíceis com as quais os membros da família podem estar lidando. Mesmo quando você dedicou tempo, fez sua pesquisa e encontrou uma hospedaria sênior na qual confia, nem sempre é fácil relaxar e confiar que tomou a decisão certa.
Uma coisa a se ter em mente é que seu familiar ainda precisa que você desempenhe um papel ativo em sua vida. Pode ser diferente do que era quando você era um cuidador, mas ainda é extremamente importante. Aqui estão algumas maneiras de se manter envolvido depois que eles se estabelecerem em seu novo lar.
Permanecer conectado com um familiar em uma comunidade para idosos
Frequentemente, os filhos adultos dizem que uma mudança para uma comunidade para idosos restaura o relacionamento entre pais e filhos, principalmente porque ao invés de ser seu cuidador, você pode desfrutar do tempo juntos.
Por isso, separamos algumas dicas para valorizar ainda mais essa nova estação em família:
- Junte-se a eles para refeições ou pausas para o café
Entre em contato com a hospedaria sênior em que seu familiar está hospedado e confira a possibilidade de estar com ele em algumas refeições. Planeje-se para que esses encontros aconteçam com certa regularidade. Momentos à mesa são preciosos para colocar a conversa em dia e desenvolver ainda mais o relacionamento.
- Participe das atividades da comunidade
Comunidades para idosos convidam e incentivam os membros da família a participar de atividades e eventos especiais. Muitas comunidades realizam noites familiares mensais com atividades divertidas para todos. Pergunte aos responsáveis pela hospedaria sobre o calendário de atividades mensais para participar.
- Voluntarie seu tempo e talento
Se sua agenda permitir, outra opção é ser um voluntário na comunidade. Voluntários são uma parte importante da vida em uma hospedaria sênior. Você os verá ajudando em tudo, desde ministrar oficinas até participar de passeios comunitários.
- Realize reuniões regulares com a equipe de cuidados
Você pode pensar que uma mudança como essa resultará na falta de sua participação no cuidado de um familiar. Na realidade, sua ajuda e apoio ainda são necessários. Ninguém conhece seu familiar melhor do que você, por isso certifique-se de se reunir regularmente com os responsáveis pela comunidade para discutir o cuidado do seu familiar. Você pode oferecer sua visão e contribuição durante essas reuniões.
- Construa relacionamentos com os membros da equipe
Por fim, reserve um tempo para conhecer a equipe que cuida do seu pai. Deixe-os saber que você deseja que entrem em contato com você caso haja quaisquer preocupações ou perguntas e certifique-se de que eles tenham os números de telefone nos quais você pode ser alcançado 24 horas por dia. Isso o ajudará a se sentir conectado e dará a você confiança de que a comunidade prioriza o bem-estar do seu familiar.
É possível amenizar as mudanças nessa nova estação
A mudança para uma hospedaria sênior pode impactar não apenas o idoso, mas toda sua família – especialmente daqueles que eram responsáveis pelos cuidados principais. Por isso, é muito importante pensar em maneiras de manter um contato constante e saudável.
Compartilhar momentos à mesa é essencial para uma vida mais saudável na terceira idade. Leia sobre em nosso blog.