A realocação pode ser uma questão muito mais complicada para idosos, principalmente quando precisam de moradia assistida
Pergunte aos adultos mais velhos e a maioria deles vai dizer que prefere envelhecer em algum lugar familiar, como sua própria casa. De acordo com um pesquisa da AARP (Associação Americana dos Aposentados, em tradução livre), 88% das pessoas dizem quem essa é a sua preferência. Essa até parece uma boa decisão, já que sua própria casa representa familiaridade e conforto.
Mas quão realista é essa ideia? Para alguns idosos, e possível manter esse desenho com a assistência certa. Para outros, no entanto, isso pode acabar contribuindo para impactos negativos na saúde, causados pelo isolamento ou, até mesmo, por quedas perigosas. Nesses casos, os familiares devem encorajar a mudança para uma moradia assistida, como uma hospedaria sênior.
Mudanças durante os anos de aposentadoria
As mudanças são consideradas alguns dos maiores estresses da vida. Está junto com a morte de um ente querido ou a perda de um emprego. Para idosos, qualquer tipo de mudança pode ser extremamente difícil, especialmente quando se trata de moradia. Muitas vezes, o apego emocional com uma casa dificulta ainda mais as coisas, especialmente se foi o ligar onde a família cresceu ou o último espaço dividido com um cônjuge que já partiu.
Mesmo quando o idoso reconhece que a melhor opção é procurar uma moradia assistida, ainda sim o processo pode ser complicado, levando a sentimentos de ansiedade, confusão e solidão.
Por isso, é muito importante considerar algumas questões que podem ajudar a tornar essas mudanças mais tranquilas quanto possível:
Planejando uma mudança tranquila para moradia assistida
Separamos algumas dicas que podem ser de grande auxílio nesse processo. Lembre-se que paciência e compreensão precisam estar presentes em todas elas:
1. Não apresse o processo
A menos que a mudança para um local de moradia assistida seja resultado de uma crise que exige uma transição rápida, tente não acelerar o processo. Dê ao seu familiar idoso o tempo para aceitar a ideia e tomar as melhores decisões sobre o assunto, permita que ele faça parte da tomada de decisão. Acelerar as coisas pode adicionar ansiedade desnecessária à situação.
2. Foque no bem-estar
O estresse pode ser muito pior se somado a má alimentação e boas noites de sono. Isso é uma realidade para cuidadores, familiares e, é claro, para os idosos. Procure priorizar alimentos saudáveis, exercícios físicos e bom sono durante o processo de decisão e mudança.
3. Envolva-se na comunidade
Mudar para um ambiente que não é familiar onde você não conhece a maioria das pessoas – ou nenhuma delas – pode ser estressante. Uma sugestão é trabalhar em conjunto com a equipe da hospedaria sênior para envolver seu familiar em algumas atividades antes mesmo da mudança.
4. Faça com que o novo lugar pareça familiar
Outra dica importante para reduzir a ansiedade e a solidão que podem envolver esse tipo de mudança é fazer com que o novo ambiente pareça familiar. Escolha algumas fotos da família e leve, até mesmo, a cadeira preferida para ambientar o novo quarto. Tudo isso traz um senso de pertencimento que é essencial ao processo.
5. Encoraje outros parentes e amigos a fazerem visitas
Um medo que um idoso pode não expressar é a preocupação de ser esquecido. Ajude a aliviar isso criando um calendário de visitas e disponibilizando ferramentas para uma comunicação aberta e frequente. Isso vai garantir que seu familiar tenha visitas constantes a algo por que esperar.
Mudanças tranquilas e um familiar mais feliz
Mesmo com todos os esforços, é provável que haja dias bons e ruins – isso é realidade tanto para você, familiar, quanto para o próprio idoso. Por isso, é sempre uma boa ideia falar sobre a possibilidade de uma mudança e concordar em expressar os desejos e opiniões sobre o assunto. Antes que você perceba, seu familiar estará se sentindo mais confortável com a ideia.
Você sabia que doenças relacionadas à demência são diferentes de esquecimentos comuns? Entenda mais sobre o assunto e garanta os melhores cuidados.