Confira dicas importantes para uma pele saudável durante os meses mais frios
Os ventos frios do inverno podem fazer seus dentes baterem, mas não para por aí, eles também podem ser duros para a pele, especialmente na terceira idade. Idosos já são propensos a problemas relacionados ao envelhecimento, como eczema craquelé (ou asteatósico) e dermatite seborreica, que podem causar coceiras e irritações. Por isso, quando a temperatura cai, é preciso redobrar os cuidados para evitar pioras.
Além do frio ao ar livre, o ar em ambientes internos também pode ficar seco durante o inverno. O uso do aquecedor acaba fazendo com que a umidade caia ainda mais e gere mais um agravante para a boa saúde dermatópica.
6 dicas de cuidados com a pele dos idosos no inverno
Embora a maioria dos idosos já tenha sua própria rotina de cuidados, há maneiras adicionais de ajudar a proteger a pele durante os meses frios do ano.
1. Umidade:
A menos que o seu aquecedor tenha um umidificador embutido, é provável que você precise encontrar maneiras de aumentar a umidade do ar. Considere investir em umidificadores para os cômodos em que seu familiar idoso passa mais tempo. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para cuidados, incluindo a limpeza frequente.
2. Agasalhos:
Frio e vento gelado é uma combinação perigosa. Para evitar danos à pele em dias assim, é preciso agasalhar-se, evitando a exposição a esses elementos. Chapéus, luvas e cachecóis são ótimos aliados para isso.
3. Banhos:
Banhos quentes e longos podem parecer tentadores quando você está com frio. O problema é que, infelizmente, eles podem ressecar a pele. Manter a água morna e tomar um banho breve é mais gentil com tecidos mais maduros.
4. Água:
Vuitos de nós somos bons em beber água quando está quente lá fora, mas poucos se lembram de fazer isso no inverno. Além de contribuir para a pele seca, a desidratação pode levar à flacidez. Por isso, é preciso lembrar seu familiar de hidratar-se regularmente. Comprar uma garrafa que ele possa levar a todos os lugares é uma ótima maneira de garantir isso.
5. Cosméticos:
Hidratantes mais pesados podem deixar a pele oleosa em períodos mais quentes, mas no inverno é o oposto. Cosméticos mais ricos em nutrientes e espessos para o rosto e para o corpo podem ajudar a proteger sua pele e evitar descamações.
6. Protetor solar:
Os dias ensolarados de verão são quando geralmente nos lembramos de usar protetor solar. Ele é essencial para proteger contra cânceres de pele, como o melanoma. Mas, o inverno pode ser igualmente perigoso nesse sentido. Por isso, não importa qual seja a estação ou temperatura, o protetor solar deve ser indispensável, tanto para saídas, quanto para dias em que vamos ficar apenas em ambientes internos.
Se, apesar de seus melhores esforços, a pele do seu familiar idoso ficar seca e rachada, agendar uma consulta com um dermatologista pode ser uma boa ideia. Eles podem ajudar a determinar se há um problema médico subjacente ou alergia e tomar as medidas certas para resolvê-lo. Em muitos casos, o tratamento de hidratação correto já é o suficiente para tudo melhorar.
A pele também precisa de atenção no inverno
As temperaturas já começaram a cair, e com todos os cuidados comuns ao inverno, investir na saúde da pele também é essencial, especialmente na terceira idade. Por isso, fique atento ao seu familiar idoso e invista em sua hidratação e proteção.
Confira algumas dicas para melhorar o sono na terceira idade