Junho Violeta 2022

Criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, o dia 15 de junho foi escolhido como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Em função da data, o mês passou a ser considerado “Junho Violeta”, que objetiva conscientizar e responsabilizar a sociedade, assegurando respeito e dignidade à pessoa idosa e estimulando a criação de ações que possam promover qualidade de vida e superar a violência contra essa população.

A data não foi criada apenas para cumprir uma obrigação formal. A criação teve por base a constatação do quanto essa população pode passar e passa por situações de violência. São situações que, muitas das vezes, não são percebidas ou reveladas.

Ressaltamos que, além da violência física propriamente dita, devemos estar atentos para outros tipos de violência, como: violência psicológica (por meio de xingamentos, humilhações, gritos e menosprezos), abusos financeiros, o abandono e negligência, violência sexual, violência moral, violência social.

Diante deste quadro, torna-se cada vez mais importante que a nossa sociedade compreenda a necessidade de ações que possam refletir relações sociais verdadeiras e afetivas, que a pessoa idosa possa ser vista como sujeitos de desejos e experiências individuais, contribuindo com a sociedade à sua volta e encontrando significados existenciais mais amplos.

Que possa haver espaços em que se “permita” que as pessoas idosas possam expressar suas potencialidades não sendo excluídas do processo de vida em sociedade.

Dentro desta perspectiva , a Hospedaria Sênior Vitória Residence procura olhar para seus hospedes de forma a valorizar seus potenciais e necessidades e não exclusivamente no diagnóstico que a acompanha.

Foca na singularidade e desta forma buscar soluções individualizadas, articulando-se diferentes saberes e tecnologias, inclusive o saber do próprio residente da instituição, para se alcançar o cuidado ampliado e melhor qualidade de vida para o idosos, com respeito e dignidade.

Elaine Aparecida Lorenzato
CRP 06/26352-4

Posts Relacionados

Tumor ósseo

O “Julho Amarelo” também é o mês da conscientização para o diagnostico precoce do câncer nos ossos, importante para o melhor tratamento das lesões. Os

Veja Mais »