Entenda quais os próximos passos para manter um contato próximo e um relacionamento saudável depois dessa mudança
Nos meses que envolvem toda a transição da mudança de um idoso para uma hospedaria sênior, os familiares costumam ficar ocupados lidando com diversos detalhes. Desde ajudar com o transporte de objetos até cuidar da parte de documentação, costuma sobrar pouco tempo para focar em outras coisas.
Uma vez que essa fase passa e tudo já está bem estabelecido, pode ser que muitas emoções venham à tona – culpa, preocupação e tristeza costumam ser as mais comuns. É tempo de muitos ajustes.
E é nesse momento em que você também deve estar se perguntando como será a nova rotina. Como se manter conectado com seu familiar e dar o espaço necessário para que ele se envolva em sua nova casa?
Como ajudar na adaptação de um familiar à hospedaria sênior
Temos algumas sugestões para que você encontre o equilíbrio perfeito entre manter um contato saudável e incentivar uma boa adaptação ao novo ambiente:
1. Crie um calendário de visitas
Depois que seu familiar estiver estabelecido em sua nova casa, converse com ele sobre um calendário de visitas. Contar com pessoas conhecidas aparecendo de forma regular durante o primeiro mês pós mudança, ajuda o idoso a ter companhia de maneira consistente e não se sentir sozinho ou preferir se isolar.
Convide outros membros da família e pessoas com quem seu familiar é próximo para visitá-lo também. Lembre os visitantes de pedirem para conhecer o lugar e serem apresentados a outros hóspedes com quem o seu familiar já tenha algum tipo de contato.
2. Participe de algumas atividades
A maior parte das hospedarias sênior oferece atividades e eventos para nutrir o corpo e a mente dos hóspedes. Sente-se com seu familiar e revise a agenda de atividades, perguntando de quais ele gostaria de participar. Caso ele esteja relutante, organize-se para estar junto em algum momento, pelo menos até que faça amigos ou se sinta mais confortável.
3. Conheça a equipe
Quando você está intimamente envolvido com o cuidado de um idoso, pode ser difícil passar esse cuidado para outra pessoa. Você pode ficar preocupado se seu familiar está recebendo todo o cuidado e atenção de que precisa. Por isso, vale a pena conhecer a equipe de cuidado da hospedaria sênior que vocês escolheram. Esses profissionais podem, inclusive, dar dicas de adaptação a essa nova fase e te ajudar a se sentir mais seguro.
4. Crie estratégias de contato
Por fim, pense em maneiras de manter o contato mesmo a distância. Pode ser através de um celular, computador, tablet. Enfim, tenha isso em mente e procure deixar essas estratégias claras para a equipe da hospedaria sênior, para que seu familiar tenha toda a ajuda que precisa.
Vitória Residence: a melhor opção para uma nova fase da vida
No Vitória Residence, sabemos que a mudança de um familiar idoso para uma hospedaria sênior pode ser desafiadora, principalmente por conta de todas as adaptações que ela envolve. Por isso, nossa equipe está sempre preparada para oferecer todo o suporte necessário para fazer dessa transição o mais simples e tranquila possível.
O Vitória Residence tem um novo formato de hospedagem. Conheça o Centro Dia!