Sapatos Adequados Para Idosos Evitam Riscos de Quedas

Prevenir quedas na pessoa idosa é estimular que a mesma permaneça vivendo com independência e autonomia por mais tempo e, desta forma, tenha melhor qualidade de vida.

Os acidentes por quedas podem provocar além das fraturas, consequências irreparáveis como a imobilidade. Afetam a qualidade de vida do idoso, provocam sentimentos como medo, fragilidade e falta de confiança (IAMSPE, 2014).

Escolher os sapatos para idosos é tarefa que deve ser levada a sério, assim como qualquer outra atividade que se relacione ao bem-estar das pessoas com mais de 60 anos (segundo o Estatuto do Idoso, essa é a idade para a pessoa ser considerada idosa).

SAPATOS PARA IDOSOS: COMO MINIMIZAR O RISCO DE QUEDA?

O calçado é a interface entre o corpo e a superfície de suporte e pode afetar potencialmente o equilíbrio, aumentando o risco de queda.

Estudos mostram que calçados inapropriados estão envolvidos em 45% dos casos de quedas em idosos, e o uso de chinelos aumenta exponencialmente esse risco.

Os efeitos do pós-queda como citado inicialmente podem ser ainda mais devastadores, chegando a causar distúrbios emocionais e depressão, pois alguns casos exigem que o idoso aumente sua dependência de outras pessoas.

Dor, mobilidade reduzida, deformidades nos dedos e joanete são algumas das outras consequências que o uso de sapatos inadequados para idosos podem causar.

Ainda que o idoso não apresente nenhum problema de mobilidade e tenha uma vida ativa, é fundamental priorizar o seu conforto com os sapatos adequados, para que continue realizando suas atividades rotineiras com confiança e não se machuque.

SAPATOS PARA IDOSOS E O PÉ DIABÉTICO

O pé diabético é uma complicação decorrente da diabetes e demanda atenção redobrada com a escolha dos sapatos adequados. A pessoa acometida pela Diabetes Mellitus (tipo DM1 ou DM2) corre o risco de sofrer de neuropatia diabética, uma condição que afeta as extremidades do corpo, como os pés.

Nesse caso ocorre uma diminuição da sensibilidade para dor e temperatura, que pode trazer graves consequências ,caso haja uma lesão, há risco de a pessoa com diabetes não perceber devido a falta de sensibilidade nas extremidades dos pés e essa ferida evoluir, infeccionar e até causar uma amputação.

Dois fatores de risco que agravam a condição da pessoa com diabetes são:
  1. Andar descalço: os dedos e o pé, de forma geral, ficam sem proteção contra arranhões, perfurações, quedas de itens e topadas;
  2. Sapatos inadequados: podem descompensar o peso do corpo em determinados pontos nos pés, causando úlceras por pressão; se tiverem bicos estreitos, podem apertar os dedos, causando calos e deformações nas unhas.
Como escolher o calçado adequado para o idoso

É essencial que o calçado escolhido seja confortável, fácil de usar e aceito esteticamente. Mas, as pesquisas indicam que para um calçado ser adequado do ponto de vista de manutenção do equilíbrio e controle postural das pessoas idosas, ele deve apresentar os seguintes requisitos:

Salto baixo e amplo
Altura do salto de até 2,5 cm e, de preferência, grosso. Salto alto afeta o equilíbrio estático e dinâmico, enquanto saltos estreitos estão relacionados com um maior número de fraturas em mulheres acima de 45 anos.

Altura adequada do colar
Calçados com colar alto melhoram o desempenho de mulheres idosas em teste de equilíbrio. O colar alto facilita o movimento da articulação do tornozelo.

Contraforte alto
Fornece maior estabilidade do calcâneo durante a marcha, evitando movimentos de pronação ou supinação excessivos, isto é, torção ou rotação dos pés.

Numeração certa
Os sapatos para idosos não podem ser menores e nem maiores do que a numeração certa, pois ambas situações irão prejudicar o equilíbrio e causar insegurança além de desconforto ao caminhar.

Solado antiderrapante
Costuma ser mais firme e evita que a pessoa idosa escorregue, situação que normalmente precede a queda.
Caso o idoso seja ativo, é natural que os sapatos que ele utiliza com mais frequência se desgastem mais rapidamente. Não é indicado que se insista em calçados deformados, pois, dentre os problemas decorrentes do uso intenso, os sapatos perderão sua capacidade antiderrapante e causarão desestabilidade aos pés, facilitando a queda do idoso.

O agravamento é ainda maior em situações de lesões em idosos com diabetes, cuja atenção à cicatrização e à evolução da ferida devem ser feitas por um especialista.

Devido a todas as consequências que o uso de calçados inadequados podem trazer, usar o bom senso e a prevenção como medidas para evitar seus agravantes será sempre a melhor alternativa!

REFERÊNCIAS
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos Diário da Justiça Eletrônico. Lei No 10.741, de 1º de outubro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em 27 fev. 2021.
Gabbel A, Simons MA, Nayak US. Falls in the healthy elderly: predisposing causes. Ergonomics 1985; 28:965-75.
Kerse N, Butler M, Robinson E, Todd M. Wearing slippers, falls and injury in residential care. Aust N Z J Public Health 2004; 28:180-7.
Menant JC, Perry SD, Steele JR, Menz HB, Munro, BJ, Lord SR. Effects of shoe characteristics in dynamic stability when walking on even and uneven surfaces in young and older people. Arch Phys Med Rehabil 2008; 89:1970-76.
Menz HB, Lord SR. Footwear characteristics and risk of indoor and outdoor falls in older people. Gerontology 2006; 52:174-80.
Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Como reduzir quedas no idoso. Disponível em: https://www.into.saude.gov.br/lista-dicas-dos-especialistas/186-quedas-e-inflamacoes/272-como-reduzir-quedas-no-idoso. Acesso em 28 fev. 2021.
Moraes, Ana Luísa. A real importância de escolher o calçado certo na terceira idade. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/a-real-importancia-de-escolher-o-calcado-certo-na-terceira-idade/. Acesso em 27 fev. 2021.
Tencer AF, Koepsell TD, Wolf ME. Biomechanical properties of shoes and risk of falls and older adults. J Am Geriatr Soc 2004; 52:1840-6.

This error message is only visible to WordPress admins
Error: There is no connected account for the user 17841410422893349.
Posts Relacionados