A temática da violência vem ganhando visibilidade e sendo objeto de estudos em todo o mundo em função da magnitude do problema e dos impactos que geram para sociedade.

No Brasil os índices de violência são alarmantes e afetam diferentes segmentos da população.

Um desses segmentos é o de pessoas idosas. Este público tem sido alvo de muitas pesquisas em função do aumento significativo desta população. Estima-se que em 2050 haverá aproximadamente 2 bilhões de pessoas idosas no mundo.

Os estudos mostram que nesta faixa etária os dados de violência também impressionam, pois segundo matéria publicada em 14 de junho de 2017 no informativo da OPAS/OMS, um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso em todo mundo.

A violência contra o idoso é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como: “um ato único ou repetido, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde exista uma expectativa de confiança, que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

São considerados tipos de violência contra a pessoa idosa: agressão física, abuso financeiro, negligência, abuso sexual e a violência psicológica.

Este cenário nos leva a repensar o modelo cultural que temos adotado e as alternativas existentes para o estabelecimento de relações mais pacíficas e compassivas no mundo.

Nesta direção surgem uma série de ações e tecnologias voltadas à não violência as quais são fundamentais para a transformação da realidade atual no caminho de uma Cultura de Paz.

A Cultura de Paz tem como princípios:

  • Respeitar a vida;
  • Rejeitar a violência;
  • Ser generoso;
  • Ouvir para compreender;
  • Ser solidário.

Entendemos que estes princípios quando praticados propiciam o alcance de relações mais dignas, mais saudáveis, possibilitando o bem-estar e o cuidado integral dos indivíduos.

Compartilhando desta visão, a Instituição Hospedaria Sênior Vitória Residence, tem como Missão contribuir com a qualidade de vida, saúde e felicidade dos idosos, independente do estado físico ou psíquico, oferecendo serviços de excelência com humanidade, respeito e cortesia.